Sobre


De vento em popa, pretendo postar nesta página mais vezes, informando a você sempre o que se passa por aqui!

Histórico do Blog (ordem cronológica reversa)

São Paulo, 23 de fevereiro de 2016. Quase 8 anos depois do day 1:

O blog sofreu uma reformulação violentíssima! Mudei a tecnologia de Wordpress em uma instância ec2 da Amazon para conteúdo estático com Jekyll em um bucket do S3. Agora tenho meu site hospedado em um lugar desenhado para ter 99.999999999% de durabilidade dos dados, com escalabilidade incrivelmente mais parruda por causa do CloudFront. Essa mudança envolveu a codificação de uma série de scripts para adaptar o conteúdo que estava dentro de uma base de dados MySQL para arquivos estáticos em Markdown. Também estamos usando agora todo o conteúdo em SSL, com um certificado do Certificate Manager, da AWS. Enfim, uma repaginada violenta e absurda na tecnologia do lado de cá, eu basicamente reduzi o custo de operação de 9 dólares por mês para 3 centavos de dólar por mês.

Devido a isso, os anúncios, que até então serviam para manter esse custo operacional, foram embora, pois agora eu facilmente consigo patrocinar o custo operacional do blog com meu bolso. 3 centavos é mole :)

Caso você esteja um pouco curioso em como é a nova estrutura, dá uma olhada no meu outro blog de tecnologia, o 1Ton, e veja: Build a Best In Class Static Website.

A título de curiosidade, mostro aqui o MindMap que utilizei para me organizar na migração:

Image

Eu usei um projeto Open Source chamado exitwp, que fez a maioria do trabalho de migração do conteúdo do Wordpress para os arquivos markdown. A parte mais hardcore foi fazer os sed pra poder fazer replace nas string dentro dos arquivos markdown. Eu usei inúmeros replaces, usando esse shellscriptzinho aqui:

#!/bin/bash
OLD="^categories\:"
NEW="tag\:"
DPATH="_posts/*.markdown"
BPATH="posts2"
TFILE="/tmp/out.tmp.$$"
[ ! -d $BPATH ] && mkdir -p $BPATH || :
for f in $DPATH
do
  if [ -f $f -a -r $f ]; then
    /bin/cp -f $f $BPATH
   sed "s/$OLD/$NEW/g" "$f" > $TFILE && mv $TFILE "$f"
  else
   echo "Error: Cannot read $f"
  fi
done
/bin/rm $TFILE

Basicamente na variável OLD eu colocava a RegEx antiga e em NEW a RegEx nova, e o script alterava todos os posts de uma vez. Eu na verdade postei esse script aqui para poder consultar essa página e copiar o script sempre que precisar.

Bom, em resumo, posso afirmar que hoje o Fotografia Cotidiana orgulhosamente conta com uma das melhores infraetruturas existente no mundo, capaz de escalar para atender milhões de usuários se conectando simultâneamente no blog. Caso você não saiba, eu trabalho na Amazon Web Services como Instrutor Técnico, ensinando pessoas e empresas a desenvolverem e colocarem seus workloads e aplicações rodando na nuvem da AWS (Amazon Web Services), de tanto que eu amo meu trabalho, eu estendo para minha vida pessoal, colocando meu blog e minhas parafernalhas onlines arquitetadas da melhor maneira possível.

Eu sei que futuramente eu continuarei mudando a tecnologia, o Jekyll é o que há de melhor hoje, mas who knows o que irá acontecer no futuro? O blog hoje está com 8 anos, custando 3 centavos por mês, o que será que vem por aí na próxima década?

Eu preciso postar mais, é uma vergonha que eu tenha ficado praticamente 1 ano sem postar nada por aqui, inadmissível, eu tenho viajado bastante a trabalho, e não tenho carregado a câmera comigo por puro desleixo: nota zero pra mim nesse quesito. Mas prometo que vem novidades por aí, e novidades internacionais…

Ah! Aproveitei a migração para verificar todos os posts, corrigir algumas escritas, dar uma repaginada e adaptada nos textos, varrer e sanitizar links que estavam dando 404, tentando recuperar os mesmos através de outras fontes e colocar aqui para o conteúdo ser servido por mim mesmo. Não tem jeito, se você quer um site que fique completo e dure por décadas, você deve prover o conteúdo em sua totalidade.

Pra finalizar, é muito legal ver os comentários de vocês, postados há praticamente uma décadas atrás!

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2010. Pouco mais de dois anos depois da criação do blog:

É com felicidades que hoje venho incrementar informações à esta página. Para alegria de todos nós, o blog cresceu muito, e neste período passou por 3 modificações de layout, hoje temos posts que falam sobre inspirações fotográficas, Photoshop, Lightroom, Cultura, Workflow, Tutoriais com vídeos e HDR. Criamos uma página exclusiva de [Tutoriais], ganhamos um Twitter, uma Facebook Fan Page, Feed RSS por e-mail, fizemos networking com outros fotógrafos e hoje temos alguns trabalhos do Fotografia Cotidiana escritos em seus respectivos blogs; ganhamos, entre tantos corações, o dedo polegar do facebook indicando as queridas pessoas que gostam de nosso trabalho! Na mesma leva, vieram também anunciantes, que podem ser encontrados na barra lateral esquerda, enfim: passamos por uma série de mudanças para melhor, isso tudo por causa da força que você nos dá. O seu feedback é muito importante para que nós saibamos se estamos indo no rumo certo ou não.

E por fim, a cereja do sundae: ganhamos o domínio: fotografiacotidiana.com.br!

O que eu fico mais feliz, é que não só o nível das escritas aumentaram significativamente, mas também minhas fotografias. Pois nesse mundo de constante viagem na internet pesquisando referências, leituras e fotografias afim de ganhar inspiração para postar aqui, eu aprendo muito! O que se vê é o que se aprende!

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008. Concepção e criação da idéia colocada em prática

Sabe quando você tem uma idéia e tem que fazer aquilo porque aquela é a hora? De repente ela, que quase sempre é envergonhada aparece: a inspiração! Começei fazendo o portfolio, depois veio o incremento de fazer uma página de boas vindas, então percebi que precisava criar um formulário de contato, então pensei: falta algo que eu possa expressar a fotografia de uma maneira mais rápida, dinâmica, cotidiana. Daí veio a idéia do blog, o qual pressinto que irá se tornar uma área onde eu vá escrever bastante sobre experimentos e técnicas fotográficas, espero que gostem :)

O que ainda está fazendo nesta página? Vá ler o último post que saiu ou busque por aquilo que você procura!